
O tema da redação do ENEM 2025, trouxe à prova uma discussão relevante e contemporânea, conectada ao momento demográfico e social que o Brasil vive. Foto reprodução/divulgação.
O dia 9
de novembro de 2025 marcou um momento importante para os mais de 4,8 milhões de
inscritos no ENEM 2025, quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou o tema da redação: “Perspectivas
acerca do envelhecimento na sociedade brasileira.”
O exame, realizado em todo o Brasil, exigiu que os participantes refletissem
sobre o processo de envelhecimento, suas implicações sociais e culturais, a
partir de textos motivadores e de seu repertório de conhecimentos.
A escolha do tema revela a intenção do Inep de provocar uma análise crítica
sobre uma parcela cada vez mais expressiva da população e as transformações
demográficas no país.
Um recorte atual e urgente
A
proposta da redação trouxe à tona palavras-chave como envelhecimento, sociedade
brasileira e perspectivas, todas posicionadas estrategicamente para
guiar o debate. O tema convida o candidato a considerar múltiplos pontos de
vista — político, social, cultural e econômico — sobre o envelhecimento
populacional.
Estudos
recentes apontam que o Brasil passa por uma inversão da pirâmide etária, ou
seja, a proporção de pessoas idosas cresce enquanto a taxa de natalidade
diminui. Nesse cenário, o desafio para o participante foi elaborar um texto
dissertativo-argumentativo que explorasse não somente as dificuldades, mas
também as oportunidades inerentes ao envelhecimento humano.
A palavra
perspectivas assume papel central: abre espaço para visões positivas —
como envelhecer ativamente, com dignidade — e para críticas — como o
preconceito etário (etarismo) e a falta de políticas públicas adequadas.
Além disso, o tema do ENEM 2025 foi considerado muito semelhante ao da Prova
Nacional Docente (PND), que recentemente abordou o “idadismo”, termo
usado para designar o preconceito e a discriminação contra pessoas idosas. Essa
coincidência reforçou o debate sobre como o envelhecimento é tratado nas
diferentes esferas da sociedade e nas políticas públicas.
Repercussões para candidatos e para a sociedade
A
definição desse tema levou professores, simulados e plataformas de estudo a
revisitar questões como a valorização da pessoa idosa, doenças crônicas,
previdência, convivência intergeracional, acessibilidade e o papel da família.
O
requisito de apresentar uma proposta de intervenção também reforçou a
necessidade de estruturação argumentativa, uso de repertório e coerência no
texto — com atenção especial às competências exigidas pelo Inep.
Para os
candidatos, o tema representou tanto uma oportunidade quanto um desafio. Por um
lado, permite que quem já estuda questões de demografia, política social e
saúde pública aborde o tema com segurança. Por outro lado, exige que o
estudante não somente cite o tema, mas articule uma intervenção vinculada a
agentes concretos (família, Estado, sociedade civil), meios e efeitos —
seguindo as orientações da matriz de correção.
Além
disso, o tema reflete uma preocupação social ampliada. O envelhecimento da
população brasileira não é somente um fenômeno demográfico isolado — ele toca o
mercado de trabalho, as aposentadorias, a saúde pública, a convivência urbana e
o papel da pessoa idosa enquanto sujeito de direitos.
Elementos fundamentais para uma boa redação
Para
desenvolver bem o tema, o candidato precisou dominar conceitos como envelhecimento
ativo, longevidade, desigualdade social, direitos da
pessoa idosa e qualidade de vida.
A
utilização estratégica das palavras-chave “envelhecimento” e “sociedade
brasileira” garantiu alinhamento com a proposta. Além disso, foi essencial
examinar “perspectivas” no plural — ou seja, não ficar restrito a um único
viés, mas apresentar diferentes ângulos de análise.
A
proposição de intervenção também deve ter sido construída com clareza:
identificar agente (por exemplo, poder público, comunidades, instituições
privadas), meio (campanhas, políticas públicas, educação continuada) e efeito
(melhoria na qualidade de vida, inclusão social, autonomia).
Para quem
vai usar esta edição como referência, é importante lembrar: mais do que acertar
o tema, o diferencial esteve em articular ideias com fluidez, demonstrar
repertório atual (estatísticas, programas governamentais, contexto social
brasileiro) e não perder de vista a norma-padrão da língua portuguesa.
Conclusão
O tema da
redação do ENEM 2025 — “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade
brasileira” — trouxe à prova uma discussão relevante e contemporânea,
conectada ao momento demográfico e social que o Brasil vive.
A escolha
demonstra como o exame segue refletindo desafios reais da sociedade brasileira,
exigindo dos participantes mais do que conhecimento: exige reflexão, senso
crítico e capacidade de propor soluções.
Em última
análise, o fato de estudar sobre envelhecimento universaliza o tema: todos
envelhecem ou lidarão com quem envelhece, de modo que essa proposta permitiu
que o candidato participe de um debate que ultrapassa a janela da prova,
alcançando a cidadania e a sociedade como um todo.
Fontes:
— Governo Federal (Inep)
— Tema da Redação do ENEM 2025
— Portal AL — Ricardo
Quirino celebra tema do ENEM 2025 relacionado ao envelhecimento
— Estado de Minas —
Professora de BH acerta tema da redação do ENEM e alunos comemoram.
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