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Tema da redação do ENEM 2025: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”

Tema da redação do ENEM 2025
O tema da redação do ENEM 2025, trouxe à prova uma discussão relevante e contemporânea, conectada ao momento demográfico e social que o Brasil vive.  Foto reprodução/divulgação.

O dia 9 de novembro de 2025 marcou um momento importante para os mais de 4,8 milhões de inscritos no ENEM 2025, quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou o tema da redação: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira.”

O exame, realizado em todo o Brasil, exigiu que os participantes refletissem sobre o processo de envelhecimento, suas implicações sociais e culturais, a partir de textos motivadores e de seu repertório de conhecimentos.
A escolha do tema revela a intenção do Inep de provocar uma análise crítica sobre uma parcela cada vez mais expressiva da população e as transformações demográficas no país.


Um recorte atual e urgente

A proposta da redação trouxe à tona palavras-chave como envelhecimento, sociedade brasileira e perspectivas, todas posicionadas estrategicamente para guiar o debate. O tema convida o candidato a considerar múltiplos pontos de vista — político, social, cultural e econômico — sobre o envelhecimento populacional.

Estudos recentes apontam que o Brasil passa por uma inversão da pirâmide etária, ou seja, a proporção de pessoas idosas cresce enquanto a taxa de natalidade diminui. Nesse cenário, o desafio para o participante foi elaborar um texto dissertativo-argumentativo que explorasse não somente as dificuldades, mas também as oportunidades inerentes ao envelhecimento humano.

A palavra perspectivas assume papel central: abre espaço para visões positivas — como envelhecer ativamente, com dignidade — e para críticas — como o preconceito etário (etarismo) e a falta de políticas públicas adequadas.
Além disso, o tema do ENEM 2025 foi considerado muito semelhante ao da Prova Nacional Docente (PND), que recentemente abordou o “idadismo”, termo usado para designar o preconceito e a discriminação contra pessoas idosas. Essa coincidência reforçou o debate sobre como o envelhecimento é tratado nas diferentes esferas da sociedade e nas políticas públicas.


Repercussões para candidatos e para a sociedade

A definição desse tema levou professores, simulados e plataformas de estudo a revisitar questões como a valorização da pessoa idosa, doenças crônicas, previdência, convivência intergeracional, acessibilidade e o papel da família.

O requisito de apresentar uma proposta de intervenção também reforçou a necessidade de estruturação argumentativa, uso de repertório e coerência no texto — com atenção especial às competências exigidas pelo Inep.

Para os candidatos, o tema representou tanto uma oportunidade quanto um desafio. Por um lado, permite que quem já estuda questões de demografia, política social e saúde pública aborde o tema com segurança. Por outro lado, exige que o estudante não somente cite o tema, mas articule uma intervenção vinculada a agentes concretos (família, Estado, sociedade civil), meios e efeitos — seguindo as orientações da matriz de correção.

Além disso, o tema reflete uma preocupação social ampliada. O envelhecimento da população brasileira não é somente um fenômeno demográfico isolado — ele toca o mercado de trabalho, as aposentadorias, a saúde pública, a convivência urbana e o papel da pessoa idosa enquanto sujeito de direitos.


Elementos fundamentais para uma boa redação

Para desenvolver bem o tema, o candidato precisou dominar conceitos como envelhecimento ativo, longevidade, desigualdade social, direitos da pessoa idosa e qualidade de vida.

A utilização estratégica das palavras-chave “envelhecimento” e “sociedade brasileira” garantiu alinhamento com a proposta. Além disso, foi essencial examinar “perspectivas” no plural — ou seja, não ficar restrito a um único viés, mas apresentar diferentes ângulos de análise.

A proposição de intervenção também deve ter sido construída com clareza: identificar agente (por exemplo, poder público, comunidades, instituições privadas), meio (campanhas, políticas públicas, educação continuada) e efeito (melhoria na qualidade de vida, inclusão social, autonomia).

Para quem vai usar esta edição como referência, é importante lembrar: mais do que acertar o tema, o diferencial esteve em articular ideias com fluidez, demonstrar repertório atual (estatísticas, programas governamentais, contexto social brasileiro) e não perder de vista a norma-padrão da língua portuguesa.


Conclusão

O tema da redação do ENEM 2025“Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” — trouxe à prova uma discussão relevante e contemporânea, conectada ao momento demográfico e social que o Brasil vive.

A escolha demonstra como o exame segue refletindo desafios reais da sociedade brasileira, exigindo dos participantes mais do que conhecimento: exige reflexão, senso crítico e capacidade de propor soluções.

Em última análise, o fato de estudar sobre envelhecimento universaliza o tema: todos envelhecem ou lidarão com quem envelhece, de modo que essa proposta permitiu que o candidato participe de um debate que ultrapassa a janela da prova, alcançando a cidadania e a sociedade como um todo.


 

 


Fontes:
Governo Federal (Inep) — Tema da Redação do ENEM 2025
Portal AL — Ricardo Quirino celebra tema do ENEM 2025 relacionado ao envelhecimento
Estado de Minas — Professora de BH acerta tema da redação do ENEM e alunos comemoram.

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